quarta-feira, 7 de setembro de 2011

GAP

GAP

A celebração máxima do “Streetwear Made in U.S.A” com visuais básicos e coleções neutras, necessária nos armários e closets mais versáteis e descolados do mundo. Assim é a GAP, com suas roupas acessíveis e tendências que sintetizam o visual casual no melhor estilo democrático como um bom moletom. GAP é fácil. Fácil de comprar, fácil de usar e fácil de identificar. A marca virou ícone do varejo para uma geração de consumidores que queria vestir um jeans básico e uma camiseta, em vez de roupas formais, para trabalhar e passear. Marca querida dos americanos e com fãs em centenas de países, a GAP é um sucesso para quem gosta de conforto e praticidade sem deixar de ser “cool”. O jeanswear e peças-chave como os moletons traduzem a jovialidade da marca, que veste com naturalidade todas as idades e tamanhos.
-A históriaA GAP foi fundada na cidade de San Francisco, estado americano da Califórnia, no dia 7 de dezembro de 1969, pelo casal Donald e Doris Fisher, como uma pequena loja de roupas multimarcas e poucos empregados. Eles estavam extremamente frustrados com a falta de serviços, entenda-se atendimento, decentes aos consumidores e a tendência da moda de outros varejistas, cujas calças jeans tinham padronização de tamanho única. Inicialmente com o nome the gap, no começo escrito com letras minúsculas, vendia calças e jaquetas jeans, especialmente da tradicional marca Levi’s, além de camisetas e roupas para o dia-a-dia. Nesta época a nova loja vendia calças jeans que custavam em média aproximadamente US$ 7. A loja, cujo público alvo variava entre 12 e 25 anos, tinha alguns diferenciais: provadores completamente fechados e paredes utilizadas para expor as calças jeans. O nome da nova loja derivou das crescentes diferenças entre crianças e adultos, a chamada “geração gap”, que teve seu auge com o movimento hippie. Um dos lemas da empresa na época era “Levi’s para moças e rapazes”. As vendas atingiram o valor de US$ 2 milhões em 1970, quando uma segunda loja foi aberta na cidade de San José, também na Califórnia. Pouco depois, em 1972, a The Gap iniciou o lançamento de roupas com sua própria marca, e se tornou uma das primeiras varejistas a utilizar o nome da loja como marca.
-
-Nos anos seguintes a pequena rede de lojas conquistou uma clientela fiel que procurava roupas casuais e versáteis para o dia-a-dia. Em meados de 1982 a The Gap começou a investir mais em sua própria marca de roupa e pararia de vender os produtos da Levi’s uma década depois. Foi nesta época, em 1983, que a empresa comprou a Banana Republic, então com apenas duas lojas e uma coleção centrada em roupas de viagens e temas de safári. Neste momento a THE GAP se reinventou para ser competitiva no mercado, mudando seu visual e remodelando seu logotipo, agora escrito com letras maiúsculas. Pouco depois ingressou em um novo nicho de mercado ao lançar roupas e acessórios para crianças. A primeira loja fora dos Estados Unidos foi aberta na cidade de Londres em 1987, fazendo com que a marca ganhasse projeção internacional. O faturamento, nesta época, atingia US$ 1 bilhão. No ano seguinte a marca lançou uma enorme campanha publicitária, denominada “Individuals of Style”, onde pela primeira vez contratou celebridades para atuarem como modelos. Entre as celebridades que protagonizaram a campanha nas próximas duas décadas estão a cantora Madonna, o estilista Karl Lagerfeld e as atrizes Sarah Jessica Parker e Scarlett Johansson.
-
Nos próximos anos a expansão da marca continuou com a inauguração da primeira loja no Canadá em 1989 na cidade de Vancouver; com o início das vendas de seus produtos na badalada Galeries Lafayette em Paris no ano de 1993; com a inauguração, em 1995, de sua moderna loja âncora no sofisticado bairro de Ginza em Tóquio; e com a inauguração de uma loja no Alaska em 1998, contando neste momento com unidades em todos os 50 estados americanos. Em 2006, iniciou uma ampla reforma e modernização de suas lojas. As novas lojas GAP tinham lousas na porta dos provadores, nas quais eram escritos o nome do cliente; dentro deles, carpetes, controle de luminosidade e botão para chamar o vendedor. Tudo para tornar o atendimento mais pessoal e casual. A entrada do departamento masculino e a do feminino eram separadas e entre as araras havia ambientes com poltronas, jornais e garrafinhas de água. A idéia era eliminar a imagem de loja popular, com nenhuma personalidade e poucos agrados ao consumidor.
-
-Em 2007, a marca iniciou a abertura de suas primeiras unidades no Oriente Médio e em outros países asiáticos (no Japão a GAP já estava presente com mais de 90 unidades). Dois anos mais tarde, deu continuidade a sua internacionalização com aberturas de lojas no México, Israel, Jordânia e Romênia. Recentemente, em 2010, a GAP inaugurou sua primeira loja âncora em Milão na Itália, que em seu dia de inauguração bateu todos os recordes de vendas. Além disso, com a inauguração de quatro lojas na China a marca ingressou no segundo maior mercado consumidor do planeta.

-
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário